📢 Manifestar interesse: Uma escola piloto nas Caldas da Rainha
O sonho de terem os vossos filhos e educandos numa escola pública sem turmas, sem ano letivo, sem muros... numa verdadeira comunidade de aprendizagem
About this assembly
O arca27.pt representa o sonho de terem os vossos filhos e educandos numa escola pública sem turmas, sem ano letivo, sem muros... numa verdadeira comunidade de aprendizagem!
No início de fevereiro levámos ao Ministério da Educação português uma proposta inovadora de escola-piloto, pensada em comunidade e apoiada pelo professor José Pacheco.
Fomos desafiados a levar-lhes as vossas manifestações de interesse - pais, encarregados de educação, tutores e outros profissionais!
Vamos mostrar, que somos muitas pessoas a sonhar com esta escola no nosso concelho?
Em conjunto vamos mais longe, porque o Futuro é hoje.
Gratidão ❤️
Desafiem-nos!
Foi então que, na procura de uma escola diferente, alguns pais se juntaram e, com outros elementos da Comunidade das Caldas da Rainha, organizaram um encontro de educação intitulado “O Futuro é Hoje: Comunidades de Educação”, com a participação do Secretário de Estado da Educação, António Leite. Um pai perguntou ao Prof. José Pacheco: o que vamos fazer e como vamos fazer, e o professor respondeu: “pois bem, tenho uma proposta a fazer-vos!”, e tudo se desenrolou no verão de 2023, dando-se o primeiro passo à entrada do outono.
A partir do dia 27 de setembro de 2023, com aquele encontro organizado por um grupo de pessoas que abraçaram a causa, tudo se desencadeou. Iniciou-se assim um “movimento” nas Caldas da Rainha. Tudo começou nesse tempo e nesse local, no Centro Cultural das Caldas, espaço esse onde António Leite, Secretário de Estado da Educação, desafiou um outro pai, que em representação dos mesmos, abordou a vontade e necessidade de uma escola diferente. E ele, António Leite, disse: Desafiem-nos!
Se praticamente tudo muda e evolui à nossa volta, porque motivo o paradigma escolar continua a ser muito idêntico ao que existia há quase 300 anos atrás?
Partilhar: